Só de escrever essa listinha de afazeres eu já fiquei cansada e um tanto estressada (pensando nas minhas pendências). Poxa, vida! Justo eu que sempre adorei essa época do ano. É… depois que a gente “vira gente grande” parece que tudo perde um pouco a cor e a graça. As obrigações se sobrepõem à fantasia. Fica chato.
Mas, ora bolas, será que tem que ser assim mesmo? Acho que não! Ok. Há algumas questões que a gente não pode pular. Mas dá, sim, para tornar essa época do ano muito mais significativa. E, se você tem filhos pequenos, é ainda mais gostoso e… possível!
Lembrei-me de algumas coisinhas legais que podemos fazer, juntamente com as crianças, que prometem recriar uma atmosfera especial para essa época do ano:
Primeiro de tudo: montar a árvore de Natal. Não importa se seus filhos são muito pequenos (bebês ainda). Eles vão adorar. Ano passado a minha princesinha tinha apenas 3 meses no Natal e mesmo assim curtiu as luzinhas, os enfeites. Falando em enfeites, outra coisa bacana é fazê-los com as crianças. Pode ser de origami (já decorei uma vez uma árvore de Natal só com dobraduras e ficou linda). Dá pra achar o passo-a-passo na internet e ainda inventar moda! Pode ser também com laços, pirulitos, bombons, brinquedinhos e o que mais der na telha!
Fazer os cartões de Natal com os pequenos também dá um charme todo especial à sua mensagem. Além de emocionar de verdade! Ano passado, nossos cartões foram feitos com uma foto da minha filha no colo do Papai Noel (tiramos no shopping). Imprimi várias, recortei o papel cartão vermelho e dobrei ao meio. Fiz uns furinhos em formato de estrela, algumas “palavras bonitas” e, voilá, um lindo cartão-quase-presente!
Hoje aproveitei também para separar brinquedos para doar. A gente vai acumulando as coisas e, quando vemos, eles nem brincam mais com alguns, que ainda estão novinhos!! Por isso, já temos aqui um sacolão para entregar num local de nossa confiança. O que você pode fazer é pedir ajuda das crianças para separar alguns brinquedos ou comprar novos para presentear aos pequenos que precisam – como ajudantes de Papai Noel, já pensou?
Natal também é época de cozinhar coisas gostosas e transformar esses momentos em preciosos registros de memória olfativa e gustativa – que nunca serão esquecidos!! Uma boa pedida com as crianças é fazer biscoitos, doces e guloseimas para a ceia. Os menores podem beliscar uma frutinha enquanto a mamãe prepara os quitutes (nada de açúcar pros baixinhos, ok?). Já os maiorzinhos podem e devem colocar a mão na massa. Não se esqueça, o que importa aqui não é o resultado da experiência gastronômica, nem a possível (pra não dizer provável) sujeira. O que importa é a alquimia da culinária compartilhada em família!
Ah! Ler histórias sobre o Natal e o seu significado também é muito massa! E eu não estou falando apenas de Papai Noel, Polo Norte e renas, tá? Estou falando de livros e histórias que contem sobre a mensagem de AMOR que Jesus Cristo trouxe para nós e que é a verdadeira razão do Natal. Vale para nós nos lembrarmos disso também!!
Por fim, uma das minhas sugestões preferidas: cantar canções de Natal!! Ai, que delícia!! Uma linda, criativa e divertida forma de ensinar aos nossos filhos belas histórias e, como num mantra, vibrar muita alegria, amor, paz e compaixão!
A minha canção de Natal preferida é em ritmo de baião:
“Natal no Brasil não tem neve e nem Noel.
O nosso Noel é o Rosa e mora lá no céu.
Natal no Brasil faz calor e o Sol brilha no céu.
Natal no Brasil só tem chuva de papel…”
O nosso Noel é o Rosa e mora lá no céu.
Natal no Brasil faz calor e o Sol brilha no céu.
Natal no Brasil só tem chuva de papel…”
Um beijo carinhoso e feliz Natal!!!
(Publicado originalmente no Blog Papo de Berçário - dia 21/12/2011)