10 de outubro de 2007

A cada um o que lhe pertence ...

Che Guevara por José Saramago

“...Che Guevara, se assim pode dizer, já existia antes de ter nascido.
Che Guevara, se assim pode afirmar, continua existindo depois de morto.
Porque Che Guevara é somente o outro nome do que há de mais justo e digno no espírito humano. O que devemos despertar para conhecer e conhecemos, para agregar o passo humilde de cada um ao caminho de todos.”

(Trecho extraído do texto: “Breve meditação sobre um retrato de Che Guevara” de José Saramago – publicado no livro “Che Guevara: contribuição ao pensamento revolucionário” de Manolo Monereo Pérez (2001) – Editora Expressão Popular)


OBS: Não dá para não comentar a Capa da Revista Veja ("que Mentira!") da semana passada. O tema foi pauta de um texto que escrevi para o Portal da CONTEE. Segue o link para quem estiver afim de ler.



*********************************************************************************************

Aos companheiros de profissão e interessados


Recomendo a leitura do
artigo “Reforma da imprensa: a fidelidade que interessa”, de Gilson Caroni Filho – professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, e colaborador do Jornal do Brasil e Observatório da Imprensa – publicado na Agência Carta Maior. MUITO INTERESSANTE!!!

Com destaque para o trecho:

“A mãe de todas as reformas políticas é a democratização do campo informativo em nome da fidelidade aos mais básicos princípios republicanos. Concentração midiática anda de mãos dadas com concentração fundiária e de riquezas.”

Nenhum comentário: