Dezembro chegou, o trânsito já piorou e as férias das crianças, se não começaram, estão aí! Pra quem tem bebê pequeno (como no meu caso), que ainda não vai pra escola, é férias todo dia … pra eles, é claro!! Rsrs… Já para os maiores, inicia-se o tempo de ficar em casa, brincar (às vezes, brigar) com o irmão e enlouquecer os pais! Hehehe…
Agora, não tem nada MELHOR na vida do que ser criança e estar de férias, certo? Fase da vida que passa voando e a gente fica pra sempre com saudades! Pena que nos dias de hoje as crianças, especialmente aquelas criadas nas grandes capitais do País, ficam muito confinadas. Presas em apartamentos, em frente à televisão, computador etc.
Como era gostoso ficar descalço o dia todo, brincando ao ar livre, tomando sorvete, correndo na praia, curtindo a casa da vovó, da titia, dos primos, dos amiguinhos. Atividades comuns nas férias da criançada da minha geração. Talvez a última que deve essas possibilidades mesmo nas grandes cidades.
Mas isso também não quer dizer que não tenhamos ótimas opções atualmente. São diferentes, por vezes mais trabalhosas ou caras, mas existem. Em São Paulo, por exemplo, uma boa opção é levar os pequenos em praças e parques. Eu recomendo demais o Jardim Botânico, que é super lindo, tem um restaurante muito gostoso e nunca está muito cheio. É perfeito para um piquenique, por exemplo. Lá também não é permitida a entrada de animais nem bicicletas, o que torna o local mais seguro e tranquilo para as crianças menores. Para saber mais: Jardim Botânico de São Paulo
As peças de teatro também são ótimas alternativas. Nos teatros das unidades do SESC, por exemplo, há todo final de semana diversas apresentações, em geral gratuitas. Além de contação de histórias e outras atividades. A programação você também pode conferir no site do Sesc
Outra ideia muito bacana é levar a criançada ao cinema. Nessa época do ano sempre têm lançamentos infantis, coisas boas, coisas mais ou menos, mas o que importa de verdade é o passeio, certo? Sair de casa, todos animados, comer pipoca, ter o tempo e a atenção dos pais só para os pequenos! Por isso, a recomendação: desligue o celular ou pelo menos não acesse e-mails ou redes sociais (entre na minha campanha: xô, smartphone!!).
Falando em cinema, no último final de semana fui conferir aqui para o Papo de Berçário a estreia do novo filme dos Muppets, dentro do projeto “Matinê Infantil”, promovido pelo Shopping Pátio Higienópolis, em parceria com a Rede Cinemark. Uma inciativa bem bacana que tem como objetivo incentivar eventos culturais e atrair os moradores da região, que tenham filhos pequenos, para o shopping, convidando-os para estreias de filmes infantis. Além do ingresso gratuito, os pais e as crianças recebem brindes, pipoca e cortesia no estacionamento. O projeto acontece sempre nas sessões de domingo de manhã e já exibiu nesse ano: Carros 2, Smurfs, Diário de um Banana 2, Happy Feet 2, além de Muppets. E, em 2012, a atividade deve continuar.
(Abro um parênteses aqui para falar sobre o filme Muppets. Acabei não levando minha filha na sessão, o que foi muito bom. Como desconfiava, ela é pequena demais (1 ano e 3 meses) para o filme. Acho que a faixa etária ideal é acima de 4 ou 5 anos. Simplesmente porque o enredo é complexo e não tem aquela velocidade blockbuster que estamos acostumados a ver. Aliás é um filme bem adulto, mas quem conhece Muppets não se surpreende com isso. As crianças podem gostar por conta dos bonecos e das músicas, nada mais. Já os pais que são fãs dos Muppets poderão matar a saudades e, aí sim, compreender as piadas subjetivas, bem no estilo de humor americano.)
Mas papais e mamães com bebês até 18 meses: não se desesperem!!! Vocês podem, e devem, curtir também as sessões do Cinematerna. Diversos cinemas do Brasil já oferecem essas sessões especiais, que têm som e ar condicionado reduzidos, meia luz e uma gentil infraestrutura para bebês, com trocador, fraldas e afins, além de brinquedos para os maiorzinhos. Já fui inúmeras vezes e recomendo demais. Para saber mais sobre a programação e tirar dúvidas, acesse o site do projeto: cinematerna.org.br
Por fim, outra dica legal para quem mora em São Paulo é visitar o Aquário da cidade. É um passeio gostoso para crianças de todas as idades e também para nós. O valor do ingresso é um tanto salgado (adultos pagam R$30, crianças de 3 a 12 anos R$ 20, já menores de 3 não pagam). Ainda assim, vale a pena, se puder. O Aquário também tem site e lá você encontra mais informações: aquariodesaopaulo.com.br
Bom, gente, dá pra ver que não faltam opções para a molecada, com direito a diversão para toda a família!
Então, beijos a todos e boas férias!!!
(Publicado
originalmente no Blog Papo de
Berçário - dia 07/12/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário