12 de outubro de 2011

O melhor presente é você

Toda criança tem o direito de brincar, se divertir, explorar a imaginação. Aliás curtir a infância, inventar, desenhar, pintar e fantasiar são delícias dessa idade que, quando bem aproveitadas, deixam saudades sem fim! No “Dia das Crianças”, os pequenos ganham, então, o direito a novos brinquedos, presentes e agrados. Quando eu era pequena, esperava com ansiedade esse dia, pois sabia que minha mãe e meu pai teriam algo especial para mim.

Hoje, entretanto, assim como em diversas outras questões, tenho a impressão de essa é mais uma convenção que se banalizou. E extrapolou todos os limites do consumo razoável.
As lojas de brinquedos estão abarrotadas, as crianças elétricas, meio desnorteadas em meio a tantas opções, todas em geral caras. E o mais interessante é que, de modo geral, aquele desejo incontrolável por um brinquedo, dissipa-se em poucos dias, quando ficam encostados e sem uso.
Sou defensora do consumo consciente (embora ainda tenha que melhorar e muito) e, principalmente, da resistência a viver a vida no piloto automático (em que pese seja, aparentemente, muito mais fácil). Acho que isso não é uma opção, é uma condição. Quem é assim não escolhe ser assim, é e pronto. (Filosofei agora! Hehehe…)

Bom, mas voltando à vaca fria (porque será que se dizemos isso???), o Dia das Crianças tornou-se mais uma convenção social em que todos os adultos DEVEM presentear filhos, sobrinhos, amiguinhos etc. Acho isso muito ruim por vários aspectos. Primeiro porque as crianças hoje em dia têm uma quantidade exagerada de brinquedos, e por sua vez não dão valor a eles. E quando digo valor, não estou me referindo ao preço das coisas, mas sim ao afeto, à relação de carinho e cuidado que a gente aprende a ter pelas nossas coisas.
Acho que esse é um aprendizado muito importante. Cuidar do que é seu e gostar das suas coisas. E, por favor, nem preciso dizer que coisas são coisas e não substituem pessoas e sentimentos… mas fazem, sim, parte da vida!

Além disso, a banalização do Dia das Crianças cria uma euforia fora de propósito nos pequenos, estimula o consumismo, multiplica o lixo e polui mentes e meio ambiente. É bom afirmar que não tenho absolutamente nada contra o dia das crianças, se usado com moderação, sabe?
Por isso, acho que temos maneiras muito mais legais e criativas de viver esse dia. Com passeios, brincadeiras criativas, refeições em família, muito amor e carinho. Porque é disso que as crianças precisam!!!

Assim, nosso dia das crianças será de diversão juntos, com direito a contar muitas histórias, passear, se sujar e ganhar muitos beijos e abracinhos da mamãe e do papai. Porque acredito em outras formas, que não meramente materiais, de demonstrar amor: como o afeto e a presença!!! Estar perto de seu filho, sobrinho, vizinho, amiguinho vale mais que mil brinquedos. O melhor presente é você!!!

(Publicado originalmente no Blog Papo de Berçário - dia 12/10/2011)

Nenhum comentário: