19 de agosto de 2009

um país de cantoras

Ontem assisti à entrega do Prêmio Multishow. Chamou-me a atenção que o público (juri da premiação), que votou pela internet, tenha escolhido uma canção (Amado) interpretada pela Vanessa da Mata como a melhor do ano. E me surpreendeu ainda mais que ela tenha levado ao palco seu parceiro nesta composição para receber o tal prêmio (Marcelo Jeneci). Tão raro isso. Compositores costumam ficar sempre relegados ao anonimato.

Achei bacana que entre sucessos mais populares uma representante da MBP tenha conquistado esse reconhecimento. Afinal, precisamos reconhecer o talento das nossas cantoras. O Brasil é dominado por vozes femininas da melhor qualidade, versatilidade e bons repertórios.

Infelizmente, o mesmo não podemos dizer dos cantores. São poucos - em comparação com as mulheres - e os melhores, certamente, não têm grande reconhecimento. Em que pese o registro da premiação do Seu jorge (tb no Prêmio Multishow), incomparavelmente melhor do que todos os concorrentes (entre eles Rogério Flausino (?) do Jota Quest ....).

Mas voltemos às musas. Na platéia do evento: Marisa Monte, Roberta Sá, Ana Carolina, Vanessa da Mata, entre outras. Sem contar as ausentes e divinas Maria Bethania, Joyce, Gal e ela, a diva: Elis Regina.
Viva as cantoras do Brasil!

A noite terminou com uma homenagem mais do que justa e merecida à rainha do rock brasileiro: Rita Lee. Um texto muito fofo do filho dela (Beto Lee) contou a história dessa mulher incomum e totalmente autêntica. À netinha-Isabela-charmosinha, coube a missão de "entregar o prêmio para a vovó".

Ao agradecer, Rita me fez lembrar de que só é verdadeiro quem NÃO se preocupa em ser politicamente correto. Os discursos anemos, os muito obrigados, os reconhecimentos forçados tiram a graça de tudo.
Sou mais Rita: diga o que pensa, mas seja educado. Diga: não, obrigado!

Um comentário:

Galáxia de meus anseios disse...

Adorei o comentário sobre as premiadas, muito bem feita sua colocação, está mesmo mais do que na hora de retormarmos o verdadeiro valor de compositoras e intérpretes que sabem cantar afinado o que suas almas deveras sentem Parabéns.Hum...corujíce??? Um pouco talvez, mas veracidade muita!Texto super sintético e sentido.Te amo.beijinhos.