1 de fevereiro de 2012

Notícia triste – algumas considerações

Foi noticiada hoje no Portal G1 (leia aqui) a morte de uma mãe após um parto domiciliar na Austrália. Mortes maternas são sempre chocantes e tristes, em qualquer circunstância. E é aí que devemos colocar alguns pingos nos “is” e refletir.

A primeira coisa que me vem à mente diante do fato é: pessoas morrem. Mães, pais, avós, tios, médicos a até filhos morrem (o que definitivamente não deveria ser permitido!!). No entanto, as condições em que essas mortes acontecem parecem que determinam o seu caráter trágico. E as pessoas morrem em casa, no hospital, na rua, na igreja. Sendo que por vezes nada pode ser feito. Portanto, seria interessante saber exatamente o que causou a morte dessa moça, antes da tentadora e contestável conclusão de que “se ela estivesse em um hospital, isso não teria acontecido”.
Quando uma morte materna acontece fora de um ambiente “seguro como um hospital”, isso vira, inevitavelmente, manchete de jornal. Agora, te pergunto: quantas e quantas mães morrem em hospitais pelo mundo após o parto – normal, natural, cesáreo? Mas isso só vira notícia quando encontra eco em sociedades cesaristas como a nossa – onde partos normais já são raríssimos (para quê arriscar?), que dirá partos domiciliares?

E aqui vale dizer que parto domiciliar não é parto desassistido e que enfermeiras obstétricas (parteiras nos dias de hoje) são plenamente capacitadas para esse atendimento, estando devidamente autorizadas pelos conselhos de enfermagem. Portanto, não há nada de transgressor nisso. Especialmente, por que esse tipo de parto é indicado apenas para gestantes de baixo risco – o que não quer dizer nenhum risco, ok? Viver é um risco, certo?
A exploração da notícia e o reforço do imaginário popular de que parto normal representa um perigo à mulher é que é a grande tragédia por trás da notícia. Afinal, fatalidades podem acontecer em qualquer ambiente, em hospitais, inclusive, em partos naturais, normais ou em cirurgias eletivas.

4 comentários:

Nurse Mommy... disse...

Dani que lindooo, falou tudo!
Fui muito criticada quando fiz a opção do meu último parto...
Travei uma verdadeira batalha com médicos, familiares e amigos! Leia no meu Blog.. lá conto como foi...
Assista no Youtube o vídeo: EMPODERADA - Meu Parto Natural Humanizado , é o vídeo do meu parto.
Posso postar seu texto no meu Blog??? Com a fonte do seu??? Bjo
Lilian Andrade ou Lica da Gabi (14 anos) PNHosp, Anthony (8 anos)PNHosp e Thiemi (2 meses) PNatHum - PARTO NATURAL HUMANIZADO!!! Com PARTEIRA SIM!!! O melhor parto que tive!!!
Parabéns pela sabedoria e pelas lindas palavras!

Bjo

Daniele Moraes disse...

Oi, querida! Que bom que vc gostou!! Fique à vontade para postar no seu Blog, que aliás é muito legal! Estou pra lançar um novo blog em breve e certamente vou colocar um link para a sua página. Acompanhei a reportagem do seu parto no Programa A Liga! Foi demais!!! Parabéns pelo LINDO nascimento que proporcionou à sua filha e pela brava ousadia de dividir esse momento tão intimo conosco!!! Foi lindo!! Bj grande!!! Obrigada pela visita!!
Dani da Isadora (1a4m - PNatH)

Nurse Mommy... disse...

Obaaaa!!! Muito obrigada Dani! Me add no Facebook Lilian Andrade Shimaburuko! Vamos manter contato. Já postei no meu blog... olha lá... e comenta hehehe bjooo

Nurse Mommy... disse...

Já estou te seguindo por aqui! Estou adorando tudooo!